HomeBiografiaLivros Contato

Livros

A melhor coisa no jornalismo é ser repórter. Aos 48 anos, tive a oportunidade de reviver o início de minha carreira quando acompanhei um grupo de estudantes cariocas no meio da Selva Amazônica. A mesma emoção senti em 2001, quando enveredei pelo Brasil Central para refazer a rota dos pilotos do Correio Aéreo Nacional. Pilotando pequenos aviões, que voavam seguindo o curso dos rios ou o desenho das praias , e somente de dia, sem auxílio de equipamentos, no começo até mesmo sem freios, esses homens criaram o Correio Aéreo Militar, em 1931, que veio a se tornar oficialmente, dez anos depois, o Correio Aéreo Nacional, o CAN. A primeira rota a ser percorrida foi a que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo, em 1931.

Quatro anos depois e muitas linhas após, nascia a maior e a mais importante de todas elas: a Rota do Tocantins, ligando o Rio de Janeiro a Belém do Pará por um trajeto que passava pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, o atual Tocantins, Maranhão e Pará. A saga dos aviadores , Lysias Rodrigues e Soriano de Oliveira, que pela primeira vez desbravaram a Rota do Tocantins começou no dia 14 de novembro de 1935. A nossa saga, no dia 14 de novembro de 2001, quando junto com o fotógrafo Lalo de Almeida e os pilotos Tadeu Gobbi e Isio Bacaleinick ( também o coordenador do projeto) iniciamos uma pesquisa e começamos a nos embrenhar pelos mesmos caminhos, em busca de resgatar o que ainda existia do CAN em bibliotecas, depoimentos, entrevistas, museus, arquivos, e, principalmente, na memória das pessoas daquelas pequenas cidades do Brasil. Desta aventura nasceu o livro Nas Asas do Correio Aéreo, lançado no final de 2002.

Informações Bibliográficas

Título: Nas asas do Correio Aéreo: a rota do Tocantins
Autores: Isio Bacaleinick, Tania Carvalho, Lalo de Almeida
Editora: Metalivros, 2002
ISBN : 8585371447, 9788585371449
Num. págs. : 224 páginas

Coleção Aplauso

Muito se fala da falta de memória do nosso país. E ela existe mesmo. O que importa é o momento, o aqui e agora, o sucesso da hora, o post ou a foto em redes sociais. A Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, lançada em 2003, foi um grande passo na contramão dessa filosofia. Nasceu para resgatar a história de atores, diretores, roteiristas, autores, enfim, gente que milita nas artes brasileiras. Criada pelo presidente na época da IO, o Professor Hubert Alquéres, coordenada por Rubens Ewald Filho, a Coleção Aplauso, durante 10 anos, lançou centenas de livros até o seu encerramento, lamentado por todos até hoje.

Tenho o maior orgulho de ter sido a primeira autora convidada, a que escreveu o primeiro livro – Irene Ravache – Caçadora de Emoções e que mais publicou pela Coleção - mais 14 livros, dentre eles, Tônia Carrero - Movida Pela Paixão, um dos dez melhores do ano de 2010, na categoria biografia, pelos jurados do Prêmio Jabuti, o mais importante na área literária.

Clique na capa ou no botão e faça download dos livros

Título: Maurício  Mattar 

Título: Edinei Giovenazzi

Título: Os Reis dos Musicais

Título: Cecil  Thiré

Título: Tônia Carrero

Título: Victor Berbara

Título: Aracy Balabanian

Título: Betty Faria

Título: Carlos Zara

Título: Irene Ravache

Título: Ney Latorraca

Título: Paulo  José

Título: Pedro paulo rangel

Título: Rosamaria Murtinho

Título: Tony Ramos

Informações Bibliográficas

Título: 100 Dias em Paris
Autores: Tania Carvalho
Editora: Ímã Editorial, 2013
ISBN : 856452855X, 9788564528550
Num. págs. : 166 páginas

100 Dias em Paris

A vendedora de palavras decidiu montar sua banquinha de camelô em plena Rive Gauche, sem a pretensão de fazer um guia ou um livro de autoajuda para viajantes solitários, mas sim um inventário de emoções.Simplesmente minha intenção foi contar o que vivi em 100 dias em Paris, aos 60 anos, morando em uma cidade estranha e me “perdendo para me achar” – o mote principal desta trajetória. Podia ser somente uma viagem, mas se tornou algo bem maior, quando resolvi dividir a experiência um ano antes da partida com outras pessoas através de um site (100diasemparis.com.br) e de uma página no Facebook (https://www.facebook.com/100diasemparis/). A repercussão foi maravilhosa, tive fieis curtidores, meus posts foram vistos por milhares de pessoas diariamente, o que para mim foi um espanto e uma felicidade. Os comentários sempre foram deliciosos e fiquei com a sensação de ter feito milhares de amigos.

E foram eles que me incentivaram a transformar a experiência em livro. O que seria simplesmente um e-book feito por mim mesma se ampliou com a chegada da Ímã Editorial e um crowdfunding, que arrecadou o necessário em apenas dois dias. O livro é uma revisão ampliada e revista do que postei no dia a dia. Não é mais blog, virou livro: cresceu, ganhou maturidade, os verbos foram para o seu tempo certo, sumiram os “hoje” e os “aqui” e as emoções tornaram-se mais perenes, não tão passageiras. O humor, no entanto, permaneceu, às vezes mesclado com pequenos banzos. É a vida, não é mesmo? Minha esperança é que 100 dias em Paris proporcione o mesmo prazer para seus leitores como senti ao viver as experiências, e que inspire outros a viver a aventura que desejam. Afinal, nunca se é tão velho que não possa sonhar e realizar os próprios desejos.

Informações Bibliográficas

Título: 100 Dias em Paris
Autores: Tania Carvalho
Editora: Ímã Editorial, 2013
ISBN : 856452855X, 9788564528550
Num. págs. : 166 páginas

E Outros... 

VIAGEM GASTRONÔMICA ATRAVÉS DO BRASIL

Livro escrito por Caloca Fernandes, o maior especialista em gastronomia patrimonial do Brasil e editado pela SENAC, no qual fiz uma pequena participação com a pesquisa e reportagem no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

HISTÓRIAS DO CAIS – Da Abertura à Modernização dos Portos

Livro publicado pela ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados. Feito em tempo recorde de 21 dias, com entrevistas e edição de texto sobre o Porto de Santos.

E poderia citar muitos outros, mas não posso porque sou GHOST WRITER e respeito a confidencialidade que envolve a relação entre autor e seu fantasma.

Entre em contato e saiba mais sobre Ghost Writer

Clique no botão e envie uma mensagem pelo WhatsApp

Seu nome*
Telefone*
Assunto*
Mensagem:*

@2024 Tania Carvalho. Todos os direitos reservados